Novembro Azul é um movimento mundial com o intuito de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. A adoção de hábitos saudáveis e a prevenção são algumas alternativas para diminuir a incidência da doença.
É comprovado que os exercícios físicos e uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e alimentos com baixo teor de gordura, sobretudo de origem animal, ajudam a diminuir o risco desse câncer.
Outros hábitos saudáveis ajudam na prevenção da doença:
- Ter uma boa noite de sono;
- Evitar ingerir bebidas alcoólicas;
- Manter uma alimentação balanceada;
- Evitar o tabagismo;
- Praticar atividades físicas com frequência;
- Realizar check-ups preventivos.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
Fatores de risco
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão teve câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Confirmação do diagnóstico
Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Estratégias para investigar o câncer de próstata
- Exame de toque retal;
- Exame de PSA: exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).
Sinais e sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Tratamento
É realizado por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto da radioterapia e do tratamento hormonal, conforme cada caso.
Quando localizado apenas na próstata, o câncer pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, a radioterapia é utilizada em conjunto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.
A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, após definir os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas.