Chegou a hora de falar sobre a segunda doença que mais atinge os homens no País: o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2019 foram mais de 68 mil novos casos no Brasil.
Adotar uma alimentação adequada e ingerir compostos bioativos, também conhecidos como fitoquímicos, pode atuar efetivamente na redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como no seu tratamento. Esses efeitos benéficos ocorrem porque os compostos podem atuar de forma simultânea em diferentes alvos celulares, conferindo vários benefícios fisiológicos, incluindo a redução do risco de doenças crônicas degenerativas.
Para reforçar o Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, as nutricionistas pinheirenses Fernanda Bezerra, Renata David e Renata Pahlsson oferecem algumas dicas de alimentos que devem ser a estrela do cardápio.
Prato colorido
A dieta ocidental é pobre em fitoquímicos, tendo em vista que a maior parte do valor energético é suprida por meio de produtos de origem animal, farinha branca, arroz branco, produtos industrializados etc. Soma-se a isso a adição de açúcares refinados e óleos, todos pobres em fibras e fitoquímicos.
Portanto vale ressaltar a importância da alimentação balanceada e do prato colorido e diversificado. Só assim a alimentação fornece muito além de um nutriente antioxidante específico, garantindo diversos nutrientes e compostos que agem em sinergia e auxiliam na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.
agende uma consulta e tenha uma orientação personalizada: 3598-9775 ou 3598-9776