O carismático Manoel dos Santos, convidado do ECP na Rede

O carismático Manoel dos Santos, convidado do ECP na Rede

28/05/2024 28/05/24

Manoel dos Santos, ou Maneco, como é chamado pelos amigos de infância, nada mais é do que o primeiro medalhista olímpico do Esporte Clube Pinheiros. Por esse feito histórico, a única medalha conquistada no esporte individual nas Olimpíadas de Roma (1960) se tornou um ícone para o clube mais olímpico do País e do mundo.

Manoel foi o convidado do podcast ECP na Rede, apresentado pelo associado Dudu Vianna e pelo jornalista Juarez Araújo. Em mais de 45 minutos, uma resenha agradável, cheia de história, e a certeza de que todas as medalhas da Natação conquistadas pelo Brasil pós-Maneco foram graças a ele.

Maneco nasceu em Guararapes, mas cresceu em Andradina, no interior paulista. Por ser muito magro, logo os pais o colocaram para nadar. Fã dos filmes do personagem Tarzan, o rei das selvas, na época papel feito pelo ator Johnny Weissmuller, Maneco começou a nadar de cabeça para fora da água. Começou a praticar no Clube, mas devido ao frio da capital e sem piscina aquecida no Pinheiros, foi para Santos, onde se aperfeiçoou na piscina do Clube Internacional de Regatas.

Famoso depois da medalha em 1960, ensinou até o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, a nadar. 

FOTO: DIVULGAÇÃO