O esporte no combate ao racismo

Para conscientizar a comunidade olímpica e combater a discriminação no mundo esportivo, COB lança curso aberto

28/04/2021 28/04/21

O racismo ainda faz parte da sociedade, e é necessário criar discussões sobre o tema em todas as esferas sociais. No universo esportivo, o combate à discriminação racial ganhou reforço com o lançamento do curso “Esporte antirracista: Todo mundo sai ganhando”, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O curso gratuito é aberto a todas as pessoas ligadas direta ou indiretamente ao esporte e tem como objetivo conscientizar a comunidade quanto ao racismo estrutural, combater a discriminação no âmbito dos esportes e promover ações antirracistas.

Para elaborar a apostila e ministrar as aulas on-line, foi convidada a filósofa e ativista Djamila Ribeiro, autora do livro Pequeno manual antirracista. O curso conta, ainda, com a contribuição da ex-ginasta pinheirense Daiane dos Santos e de Fábio Eon, coordenador do Programa de Ciências Humanas e Sociais da Unesco.

Ensino sem preconceito

O conteúdo do curso, que tem carga horária de 30 horas e é on-line, foi estruturado em três módulos: “Racismo: será que ainda existe racismo no Brasil?”, “Aprendendo os conceitos” e “Sejamos todas e todos antirracistas!”. 

Os alunos aprendem conceitos, fatos históricos e dados sobre o tema, além de refletir sobre seu papel individual na luta contra o preconceito racial. As aulas são obrigatórias para qualquer brasileiro que queira participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre atletas, membros da comissão técnica e dirigentes.

Ao final do curso, os participantes fazem uma avaliação e recebem um certificado digital emitido pelo Comitê. “Esporte antirracista” está disponível para diversos públicos.

Inscreva-se na página de projetos especiais da instituição: www.projetosdiversosiob.asdnet.com.br.

SAIBA MAIS