O fantástico mundo olímpicoO fantástico mundo olímpico

O fantástico mundo olímpico

Conheça algumas modalidades que serão disputadas nos Jogos de Tóquio e que ainda não são tão populares

14/05/2021 14/05/21

A Olimpíada é a oportunidade para torcer e ver os melhores atletas do mundo em ação. Esportes populares e tradicionais como Vôlei, Futebol, Basquete, Natação e Atletismo ajudam a audiência da competição a ultrapassar os 60 milhões de pessoas. Mas você sabia que é possível aproveitar o maior evento esportivo do mundo para conhecer modalidades que você nem imagina que existem? Veja algumas delas.

Hóquei sobre a Grama

Trata-se de uma adaptação do esporte praticado no gelo, que já fazia parte da Olimpíada de Inverno, que passou a ser praticado sobre a grama e estreou nos Jogos de Verão, na edição de 1908 (em Londres). A partida é disputada por 11 jogadores em cada equipe (10 + 1 goleiro), sendo composta de dois tempos de 35 minutos. No caso de empate, em partidas eliminatórias, há uma prorrogação com dois tempos de 7 minutos e meio, nos quais o primeiro time que marcar um gol vence. Cada jogo conta com dois árbitros, e cada um fica de um lado do campo. Os jogadores de linha não podem usar os pés para bater na bola, e apenas o goleiro pode usar os pés, mãos e corpo para controlar a bola. Além disso, somente o jogador que tem a posse da bola pode protegê-la com o corpo. Também não é permitido erguer o taco acima da linha dos ombros ou lançar a bola na direção de outro jogador propositalmente. E, no caso de falta dentro da área, é cobrado um pênalti a uma distância de 6,4 m do gol.

Curiosidades

  1. Taco: geralmente é feito de fibra de carbono, kevlar (uma fibra sintética) e fibra de vidro, pesa entre 350 g e 700 g e não pode ter mais do que 5 cm de diâmetro.
  2. Bola: é feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160 g e tem 3 cm de diâmetro.
  3. Striking circle: é um semicírculo próximo ao gol, que marca a área onde é permitido lançar a bola para o gol. Caso a equipe marque um gol em um lançamento feito de fora dessa área, ele não conta.
  4. Campo: pode ser de grama ou material sintético, com 91,4 m de comprimento por 55 m de largura, e conta com um gol de cada lado, cada um com 3,66 m de largura e 2,10 m de altura.

Maratona Aquática

A principal diferença entre a Maratona Aquática e a Natação é que, na primeira, as disputas são realizadas em águas abertas, e não em piscinas. Nas Olimpíadas as provas são de 10 km e contam com a participação de 25 atletas, tanto no masculino quanto no feminino. A largada é realizada em uma plataforma fixa, e a posição de cada atleta é definida por sorteio. Durante o percurso, os nadadores podem até encostar o pé no chão, mas não podem caminhar ou saltar utilizando o fundo como apoio. A chegada da prova é marcada por uma parede flutuante de pelo menos 5 m de largura, onde as boias são fixadas de modo a não se moverem.

Curiosidades

  1. Profundidade: em todo o percurso da prova deve-se ter pelo menos 1,40 m de profundidade.
  2. Temperatura: a temperatura da água deve estar entre 16º C e 31º C e deve ser checada no dia e durante a prova.
  3. Chip: todos os nadadores devem utilizar chips nos pulsos, e, caso algum complete a prova sem um desses chips, será desclassificado.
  4. Jogos Olímpicos: a Maratona é uma modalidade relativamente nova nos Jogos Olímpicos, tendo sido disputada pela primeira vez nos Jogos de Pequim, em 2008.

Pentatlo Moderno

A modalidade “cinco em um” é composta por provas de Tiro, Esgrima, Natação, Hipismo e Corrida, e elas são disputadas em um único dia. Primeiro são disputadas as provas de Esgrima, Natação e Hipismo, e, a partir dos resultados obtidos nas três, é definida a ordem de largada para a prova combinada de Corrida e Tiro. Na Esgrima, a arma utilizada é a espada, e na Natação a prova disputada é a de 200m livres em piscina de 50 m. Já a parte do Hipismo conta com 12 obstáculos em um percurso de 350 m a 450 m, com um tempo estabelecido para o trajeto e um cavalo sorteado no início da competição. Na última etapa do Pentatlo Moderno, os atletas intercalam a Corrida com o Tiro, percorrendo, no total, 3,2 km com quatro paradas para tiros a cada 800 m, nas quais o alvo fica a 10 m de distância. Os atletas podem voltar a correr após acertar o alvo cinco vezes, ou se chegarem ao limite de 50 segundos.

Curiosidades

  1. Ataque e Balestra: na Esgrima o ataque é o movimento de ação inicial e ofensiva, e a balestra é o salto em direção ao adversário.
  2. Combinação: é a sequência de obstáculos a serem ultrapassados no Hipismo, sem novo impulso do cavalo.
  3. Cross-country: é uma corrida em pista de terra.
  4. Handicap: é a vantagem de um atleta pelo número de pontos nas quatro primeiras provas, que o beneficia na corrida.

Escalada Esportiva

Na próxima edição dos Jogos Olímpicos a Escalada fará sua estreia, tornando-se oficialmente olímpica. Presente em alguns parques e outros espaços de diversão, na versão olímpica as regras e formas de se praticar são um pouco diferentes. Com disputas tanto no masculino quanto no feminino, no formato olímpico cada escalador deverá competir, obrigatoriamente, as três provas: Velocidade, Boulder e Via Guiada. O atleta que tiver o melhor desempenho somando as três provas é o vencedor. Na fase classificatória, haverá 20 homens e 20 mulheres (no máximo 2 escaladores de cada país), e, nas finais, os oito principais atletas de cada gênero competirão novamente as três etapas.

Curiosidades

  1. Velocidade: os atletas competirão frente a frente nas quartas de final, nas semifinais e nas finais, com o vencedor de cada um avançando para a próxima rodada.
  2. Boulder: os atletas escalarão quatro linhas de boulder, com quatro minutos para escalar cada linha no menor número de tentativas possível. O atleta que conseguir chegar ao ponto mais alto em todas as linhas boulder, com o menor número de tentativas, será o vencedor nessa disciplina.
  3. Via Guiada: os atletas escalarão uma única via, e o que subir mais alto vence essa disciplina.

ILUSTRAÇÃO: POLAR.LTDA