O ano de 2020 foi marcado por desafios na administração do Clube, por causa da pandemia, e foi necessário tomar uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19. O Clube fechou as portas de março a julho e teve de implementar ações como o Comitê ECP Contingência e o Portal Contas Abertas. As dificuldades, entretanto, serviram de aprendizado para melhorar a maneira de cuidar do patrimônio pinheirense e inspirar novidades para este novo ano. Agora, é preciso superar a crise e as incertezas.
Com a aprovação da Previsão Orçamentária (PO) pelo Conselho Deliberativo, no dia 14 de dezembro, o planejamento para o Clube, que será colocado em prática em 2021, traz um tom cuidadoso na administração. As diversas áreas foram contempladas e têm planos de melhorias para os próximos doze meses, com o objetivo de aumentar ainda mais a satisfação dos associados. O orçamento aprovado é de R$ 243 milhões para despesas correntes e de R$ 23 milhões para investimentos.
Um robusto conjunto de novos projetos e iniciativas que não puderam acontecer em 2020 estão no planejamento. Entre eles, os destaques são a reestruturação do plano de cargos e salários e revisão de políticas e procedimentos em recursos humanos, a implementação das medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a realização de ações afirmativas de inclusão e diversidade.
A satisfação dos associados
Para que a satisfação dos 39 mil pinheirenses com serviços como restaurantes e lanchonetes, atividades e esportes aumente cada vez mais, é preciso implementar melhorias em todas as áreas do ECP. Para 2021 a tecnologia, que já em 2020 foi uma grande aliada, possibilitando a realização das atividades no meio on-line e o trabalho remoto, será o motor do aprimoramento dos setores, com a modernização de sistemas.
Desde a boa administração financeira, que é o alicerce para que as áreas coloquem seus planos em ação, até medidas estratégicas, como mudanças no atendimento e melhorias da infraestrutura, a ideia é que o Clube coloque em prática o que aprendeu em 2020 e se desenvolva ao longo deste ano, na medida do possível, no mundo pós-coronavírus. Confira os planos por segmento e tenha uma projeção de como o ECP passará por 2021.
Serviços
Comer e beber (melhor)
Na área de gastronomia, a aposta para 2021 será no treinamento dos atendentes dos restaurantes e lanchonetes. Uma consultoria de mercado food service realizará uma análise dos pontos de venda e verificará o que é necessário para aprimorar o atendimento aos associados que vêm ao Clube para fazer o café da manhã, almoço, jantar e lanches. A ideia é profissionalizar ainda mais o setor, promovendo um equilíbrio entre controle de custo, qualidade e atendimento.
Em contato
Já os canais de comunicação com os associados, como a Central de Atendimento e o Fala Pinheiros, contarão com melhorias nos sistemas, com o projeto de revitalização das plataformas digitais. Isso é um dos ensinamentos trazidos pela crise de 2020, já que os associados utilizaram muito mais o serviço on-line. A ideia é implementar um novo modelo de atendimento, mais prático, rápido e seguro. Este ano serão aprimorados também o Portal de Serviços e o aplicativo, que contarão com diversas facilidades.
Outro investimento previsto para 2021 será na comunicação on-line. A ideia é aproveitar o aprendizado com a pandemia, em que foi preciso realizar as atividades de forma virtual, e apostar em uma comunicação mais interativa e à distância, com a divulgação de vídeos e a utilização das redes sociais. Esses canais ganharão reforço, já que foram desenvolvidos durante a crise e foram o principal meio de contato com os associados.
De olho na saúde
A tecnologia será a base das melhorias na área médica, já que os prontuários, estoque de medicamentos e relatórios de resultados serão automatizados. Outra novidade é que o atendimento telefônico da Sauna/Massagem passará a ser de responsabilidade da Central de Atendimento, possibilitando o agendamento dos serviços em plataformas digitais.
Financeiro
O alicerce
A base para que todo esse planejamento seja possível é a boa administração dos recursos financeiros. Elaborada em um contexto de incertezas, a proposta orçamentária foi cuidadosa com as expectativas sobre a flexibilização das restrições impostas pela pandemia e sobre a transição para um cenário de retomada das atividades e frequência: a recuperação será gradual, em aceleração no primeiro e segundo trimestres até atingir a operação plena e sem restrições, a partir do segundo semestre.
Essa abordagem conservadora de retomada reduziu a projeção das receitas em 4,1% em relação ao orçado em 2020.
Esse novo patamar demandou uma ampla revisão de toda a composição das despesas, que foram readequadas com a adoção de estruturas fixas mais enxutas e flexíveis, apoiada na estimativa de consenso para a inflação disponível até setembro, que era de 2,0% para 2020 e 3,0% para 2021, segundo o Boletim Focus, e que foram sendo revisadas para cima, com a inflação sendo projetada em 4,35% para 2020 e em 3,34% para 2021.
Mesmo assim, novos esforços de gestão visam garantir uma boa notícia aos associados: não haverá reajuste de preços na contribuição social e na maior parte das atividades, taxas e serviços. Essa medida reflete o esforço na continuidade das ações para redução de despesas e priorização de gastos, condição que permitiu a manutenção do equilíbrio orçamentário já no ano de 2020, fortemente impactado pelos efeitos da pandemia.
Esportes
Mais melhorias
O maior desafio das atividades esportivas recreativas e associativas será ultrapassar a fase de restrições e retomar as atividades pós-pandemia. A infraestrutura dos espaços e os materiais estão sendo aprimorados, e os professores das modalidades passarão por treinamento e serão envolvidos na Filosofia Integrada de Esportes (do Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD). Os trabalhos, este ano, estarão voltados para a base de formação (3 a 10 anos), para unificar a metodologia de aulas e, principalmente, preparar os profissionais para ministrar suas atividades com treinamento e workshops.
As melhorias na infraestrutura, já implementadas em 2020, como a criação do novo espaço para o CAD, a ampliação do Fitness e a instalação de novo gramado no Campo de Futebol A, permitirão o atendimento de um número maior de associados nessas atividades, diminuindo as filas de espera. As novidades para 2021 são a nova Pista de Skate e o prédio do Tênis, além da criação de uma Escolinha Especial de Tênis para preparação das crianças na transição para a fase competitiva.
Com a crise pandêmica, o calendário de esportes olímpicos e formação foi alterado em 2020, com suspensões e cancelamentos de eventos. Isso teve forte impacto na performance e na perspectiva dos técnicos e atletas, além de influenciar o interesse de apoiadores e patrocinadores. O desafio para 2021 é retomar essas atividades, a visibilidade na mídia e a programação de competições para manter o alto nível da performance pinheirense em disputas regionais, nacionais e internacionais, o que faz com que o ECP seja reconhecido como uma potência esportiva.
Mesmo em um cenário em que a disponibilidade financeira será menor, a participação dos recursos de custeio e de projetos incentivados para as atividades esportivas é 3,3% maior que no orçamento do ano anterior.
Infraestrutura
Tudo em ordem
Orientadas pelos princípios do Plano Diretor, as obras destinadas aos associados mais uma vez foram priorizadas, e os espaços pinheirenses passarão por melhorias e reformas ao longo do ano. Entre as obras previstas no calendário estão a ampliação e revitalização do Auditório do CCR, a modernização do prédio do Tênis, a instalação de iluminação de LED nas quadras de Tênis e a construção da nova Pista de Skate. O sistema de alarme de incêndio também será modernizado, trazendo ainda mais segurança para as instalações.
Um novo plano de manutenção das áreas foi desenvolvido para tornar o processo ainda mais efetivo. Serão contratadas empresas especializadas para o mutirão de pintura e para renovação dos planos preventivos de manutenção, melhorando a parte técnica e o visual dos espaços pinheirenses. Outra novidade para 2021 é o início dos estudos para monitoramento on-line dos carrinhos elétricos, possibilitando que os associados visualizem a localização do meio de transporte e se programem para utilizá-lo.
Outra área automatizada será a de irrigação dos jardins pinheirenses, o que garantirá que as plantas recebam a quantidade de água adequada pelo período correto. Todas as atividades dos colaboradores nos diversos setores serão redimensionadas e revisadas, para continuar oferecendo aos associados excelência e eficiência.

Consulte o orçamento 2021
FOTOS: DIVULGAÇÃO / RICARDO BUFOLIN – ILUSTRAÇÃO: POLAR.LTDA