A relação entre pais e filhos é retratada muitas vezes na ficção, sendo o tema de inúmeras produções cinematográficas e emocionando o público com seus desafios e alegrias. No mês em que se comemora o Dia dos Pais, listamos 10 produções da sétima arte que têm como foco o convívio familiar, mostrando-o de maneira profunda e comovente. Confira.
Quando sua esposa morre um dia após o parto da filha, Matt se vê sozinho na tarefa de criar a menina, tendo que se esforçar para se tornar um pai responsável e amoroso. Inspirado em uma história real, o filme mostra o protagonista, interpretado por Kevin Hart, superando desafios sem medir esforços para criar seu bebê da melhor forma. Paternidade diverte e emociona o público.
Peixe grande e suas histórias maravilhosas
(Tim Burton, 2004)
DISPONÍVEL NA AMAZON PRIME VIDEO
Ed Bloom decide contar as histórias de sua juventude nesse filme icônico de Tim Burton. Todos ficam encantados com as narrativas – uma mistura de ficção e realidade – do protagonista, exceto seu filho, Will. Para reaproximar ambos, a mãe, Sandra, faz com que Ed conte ao garoto o que é verdade e o que é invenção em suas histórias maravilhosas.
Brad se esforça para ser o melhor padrasto para os filhos de sua namorada Sarah, até que Dusty, o pai biológico das crianças, reaparece e ambos começam uma competição pelo amor e pela atenção dos pequenos. Com várias cenas cômicas, o filme conquistou o público e ganhou até uma sequência, em 2017, em que os ex-rivais, após resolverem suas diferenças, precisam lidar com o retorno dos próprios pais para suas vidas.
Estrelado por Kristen Bell (da aclamada série The Good Place), o filme mostra uma mulher workaholic que acaba sendo deixada no altar pelo noivo. Para sua surpresa, seu pai, que a havia abandonado aos cinco anos de idade, aparece na cerimônia e ambos decidem fazer o cruzeiro de lua de mel juntos. Em uma comédia dramática empolgante, pai e filha encontram a cura para antigas dores e resolvem suas mágoas.
Nesse drama, baseado em uma história real, o pai – jornalista e escritor – precisa lidar com o filho viciado em metanfetamina, orientando-o a sair do mundo das drogas. David tenta entender o que acontece na vida do filho, rememorando acontecimentos da infância, ao mesmo tempo em que estuda sobre drogas e dependência química. Nic, por sua vez, luta para se livrar do vício, vivendo um ciclo de recuperação e recaída.
Quem não se lembra da busca incessante do pai superprotetor Marlin pelo filho Nemo? Nessa produção da Pixar, vencedora do Oscar de Melhor Animação, o peixe filho é capturado por mergulhadores, e o pai precisa embarcar em uma verdadeira jornada para reencontrá-lo. Ao longo da odisseia, o público se emociona com a perseverança de Marlin e torce para que o final seja feliz ao lado de Nemo.
Esse documentário é uma fascinante imersão no universo da paternidade moderna, reunindo depoimentos de pais do mundo todo, com diferentes experiências. Os cinco participantes – entre eles os famosos Will Smith e Neil Patrick Harris – falam sobre as alegrias e os desafios de ser pais nos dias de hoje, em um retrato real da relação com os filhos. As histórias são bem diversas, incluindo um pai que luta pela saúde do filho e um casal homoafetivo que opta pela adoção.
Nesse drama turco, um pai com problemas mentais que mora com a filha e a avó é injustamente acusado de matar uma criança e condenado à morte. Agora, Memo precisa provar sua inocência para salvar a sua vida e poder rever a filha Ova. Para isso, conta com a ajuda de seus companheiros de cela. O filme comove o público ao mostrar o carinho que há entre pai e filha.
Exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o filme acompanha um pai que está sempre priorizando seu trabalho como caça-talentos em vez da família. Seu objetivo é substituir o chefe da empresa, que está prestes a se aposentar. Tudo muda, porém, quando seu filho mais novo é diagnosticado com câncer e ele precisa rever suas prioridades e cuidar do menino.
2 filhos de Francisco
(Breno Silveira, 2005)
Disponível no Globoplay e para alugar no YouTube e Google Play
Inspirado na história de Zezé Di Camargo e Luciano, o longa mostra como o amor entre pais e filhos pode ultrapassar barreiras. Francisco é um homem simples que luta para que seus meninos conquistem o sonho de fazer sucesso no universo da música sertaneja, orientando Mirosmar (Zezé) e Welson (Luciano) na trilha da fama até se tornarem uma das duplas mais famosas do Brasil.
FOTOS: DIVULGAÇÃO