Canalizar as emoções para algo que dá prazer é essencial para levar a vida de maneira leve, ainda mais nos atuais tempos de pandemia. Pesquisas mostram que fazer atividades agradáveis ajuda a combater a ansiedade, o estresse e a depressão.
Ao estabelecer um novo ritmo, repensar o modo de vida e incluir hobbies na rotina, é possível se tornar mais criativo. Isso porque o cérebro tem um sistema de recompensa que aumenta nosso foco de produtividade quando fazemos algo de que gostamos. Fazer uma simples caminhada, escrever, arrumar o guarda-roupa, entre outras tarefas, pode promover o relaxamento e aumentar a disposição, influenciando positivamente a vida pessoal e profissional.
Pensando nisso, selecionamos dicas de como encontrar o passatempo ideal e enfrentar o isolamento social sem perder a cabeça.
1.
Identifique suas habilidades
2.
Combine com a sua personalidade
3.
Desperte suas paixões
4.
Busque as atividades inacabadas
5.
Coloque na agenda
1.
Buscar atividades de acordo com seus talentos é uma boa ideia e facilita na hora de criar o hábito. Procure afazeres com que tenha afinidade. Que tal resgatar aqueles velhos gostos da infância, como desenhar ou pintar, e aperfeiçoá-los?
2.
Pensar nas suas características também pode ajudar na hora de escolher seu novo hobby, além de exercitar o autoconhecimento. Faça uma lista identificando os traços da sua personalidade e perceba quais passatempos combinam mais com você.
3.
Descobrir o que realmente gosta de fazer também é um caminho para encontrar a prática que vai trazer mais prazer para o seu dia a dia. Pense em que atividades cotidianas se sente bem, como cozinhar ou dançar, e dedique mais tempo a elas.
4.
Sempre tem alguma tarefa que começamos e, por algum motivo, não terminamos. Agora pode ser o momento de retomar algum curso, leitura, artesanato, e se empenhar até que se torne um pequeno prazer em sua vida.
5.
Organizar os horários em que vai realizar a atividade ajuda a incorporá-la na rotina. Abrir um espacinho todo dia para o hobby faz com que você fique animado sabendo que, entre os afazeres do cotidiano, haverá um momento reservado para algo de que gosta.
Mãos às obras
Conheça cinco atividades que comprovadamente combatem o estresse, a ansiedade e a depressão.
1. Semeie passatempos
Aprender a cultivar um jardim é uma boa opção para quem quer encontrar um passatempo e desestressar no dia a dia. Já é comprovado por especialistas que o contato com a natureza traz ganhos emocionais e até físicos. Mexer na terra, semear plantas e sentir o cheiro do verde recarrega as energias e promove o relaxamento – a jardinagem é considerada um antidepressivo natural, pois os praticantes canalizam a atenção para algo que traz prazer.
→ Aproveite para ler nossa matéria com dicas para começar sua horta em casa.
2. Palavra por palavra
Colocar as emoções no papel é um poderoso processo terapêutico para entender e trabalhar questões internas. A técnica consiste em escrever livremente, sem se preocupar com a forma do texto, apenas transpor os sentimentos em palavras. A dica é manter um diário e escrever todos os dias, desabafando e organizando as ideias. Segundo estudos, pacientes com câncer tiveram uma recuperação mais rápida ao escrever sobre a doença.
→ Para quem quer escrever com mais gente, o ECP conta com o Grupo de Escritores.
3. Aprenda algo novo
Outra ideia para servir de válvula de escape para a rotina é procurar um curso on-line. Busque entre seus interesses o que gostaria de se aprofundar e desenvolver – podem ser aulas de dança, de idiomas, Yoga, história da arte. Como durante a quarentena os cursos virtuais estão em alta, o leque de opções é imenso.
→ E, para facilitar, veja as opções que você pode realizar no Clube.
4. Seu próprio chef
Alimentar esse hobby vai fazer a diferença na sua vida, uma vez que cozinhar pode ser um exercício de relaxamento e autocuidado que une arte, técnica e criatividade. Por ser uma atividade social, proporciona momentos em família em torno das refeições, estimulando a socialização. Além de proporcionar pratos saborosos e manter a saúde em dia, a gastronomia é como uma alquimia, que mistura preparo e cuidado com a comida.
5. Tecendo histórias
Trabalhar com as mãos fazendo artesanato é um dos jeitos mais conhecidos de aliviar as tensões. Além de desenvolver a coordenação motora, a prática traz a sensação de satisfação por ter produzido um item e não comprado pronto. Sem falar na criatividade, que aumenta ao ser exigida para confeccionar peças bonitas e únicas.