Por que tomar a vacina da gripe?

Por que tomar a vacina da gripe?

31/03/2025 31/03/25

Clube realiza a tradicional campanha de imunização nos dias 5 e 12 de abril, sábado, 9h às 16h, no Jardim de Infância Tia Lucy

É só uma gripezinha…” Muita gente já ouviu a frase. Pior, já disse também, o que significou ser negligente e abrir a guarda para transformar espirros e um ligeiro mal-estar num grave problema de saúde. A boa notícia é que há uma maneira eficiente de se manter a salvo das gripezinhas e das gripezonas: a vacina. E não há desculpa para não buscar a imunização.

“A vacina é segura, eficaz e está disponível para toda a população”, explica Luís Fernando Imperatriz, otorrinolaringologista e diretor médico do ECP. Como vem acontecendo nos últimos anos, a vacina tetravalente contra as variantes dos vírus influenza A e B, que provocam a gripe, será oferecida no Clube no dias 5 e 12 de abril, sábado, 9h às 16h, no Jardim de Infância Tia Lucy. A ação é uma parceria com o Laboratório Alta Diagnósticos, e custa R$ 67,50. O imunizante também pode ser encontrado gratuitamente nos postos e unidades públicas de saúde.

A seguir, listamos as principais razões para você tomar a vacina.

Por que é preciso se vacinar todo ano contra a gripe?
São duas as razões: depois de cerca de dez meses da imunização, há uma queda natural no nível dos anticorpos contra a doença. Portanto é preciso refazer o exército de combatentes com uma nova dose da vacina. A outra razão é que os imunizantes são atualizados anualmente contra novas cepas do vírus.

Quem deve tomar a vacina?
A cobertura vacinal é indicada para praticamente toda a população, uma vez que está disponível para crianças a partir dos 6 meses de idade. Crianças entre 6 meses e nove anos que nunca tomaram a vacina devem receber duas doses do imunizante, com um intervalo de um mês entre as aplicações.

Em quanto tempo a vacina começa a fazer efeito e como ela age?
A vacina deve ser tomada nos meses que antecedem o outono e o inverno, historicamente os períodos de maior incidência da gripe. Eis a razão de o ECP oferecer o imunizante já em abril. O nosso corpo cria os anticorpos contra a gripe aproximadamente quinze dias depois de receber a dose. É importante esclarecer que a vacina protege contra as formas graves da doença. Ou seja, você pode estar vacinado e, eventualmente, ficar gripado, mas os sintomas da doença serão leves.

Há alguma contraindicação à vacina?
A tecnologia de fabricação e os estudos clínicos a que são submetidas garantem vacinas seguras e eficazes. O imunizante não é recomendado para crianças menores de 6 meses e também não deve ser administrado em indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo ou a de qualquer outro componente usado na produção do imunizante.
A vacina contra gripe não traz qualquer risco à gestante e ao bebê. Pelo contrário, protege ambos de consequências que podem ser graves ao se contrair gripe durante a gestação. Mulheres grávidas, crianças, idosos, imunodeprimidos, professores e profissionais de saúde compõem o grupo de risco, ou seja, os mais suscetíveis à doença.

FOTO: FREEPIK

Palavra de especialista

Radar