Conheça cinco alimentos poderosos contra o câncer de mama
O Outubro Rosa, campanha de prevenção contra o câncer de mama, é uma ótima oportunidade para falar sobre a importância da alimentação saudável na prevenção da doença. Existem fatores de risco que aumentam ou diminuem a chance de desenvolver o problema, como causas genéticas, exposição ambiental e estilo de vida. Em 5 a 10% dos casos, o fator genético é preponderante. Nos demais, a causa tem a ver com a nutrição.
Pesquisas mostram que diferentes componentes dos alimentos podem impactar a saúde celular por meio da modulação de diferentes processos envolvidos com o surgimento do câncer de mama. Por isso, adotar hábitos nutricionais saudáveis, praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado são considerados comportamentos protetores que contribuem para a prevenção e evitam a doença em 28% dos casos.
Os nutricionistas do Clube deram cinco dicas de alimentos saudáveis que auxiliam na prevenção do câncer de mama, oferecendo vitaminas C, E, A, zinco, folato, selênio e fitonutrientes.
Frutas vermelhas
Ricas em quercetina, antocianinas e antioxidantes ajudam a melhorar a resposta do sistema imunológico e a proteger as células, diminuindo o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
Sementes de romã contêm ácido elágico, substância que inibe a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas. São ricas, também, em flavonoides.
Amora e o mirtilo (blueberry) auxiliam na eliminação de radicais livres do organismo.
Vegetais
Adicionar vegetais à dieta também reduz o risco de surgimento do problema, já que esses alimentos têm compostos que comprovadamente combatem diversos tipos de câncer.
Brócolis, couve-flor, couve, espinafre e repolho, entre outros, contam com o fitoquímico sulforafano, capaz de agir contra células cancerígenas e deixar as demais intactas.
Carotenoides
Cenoura, acerola, abóbora e manga, entre outros alimentos, são fontes ricas em carotenoides, substâncias que combatem radicais livres. Quando em excesso, essas moléculas podem atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando doenças e envelhecimento precoce.
Chá verde
Com antioxidantes chamados catequinas, o chá verde auxilia na eliminação dos radicais livres. Também é rico em flavonoides e em polifenóis, que têm ação antioxidante e antienvelhecimento.
Linhaça
Com compostos antioxidantes e anticancerígenos, a linhaça é uma grande aliada na prevenção da doença. É rica em ligninas, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata. Pesquisas mostram que o alimento pode barrar a metástase – quadro em que a doença se espalha pelo organismo – em pacientes com a doença.