Primavera inspira cuidados com alergias

Primavera inspira cuidados com alergias

21/08/2024 21/08/24

Floração de plantas, baixa umidade e ventos são combinação perigosa para algumas pessoas. Médica recomenda lavagem nasal e hidratação 

No dia 23 de setembro, começa a primavera. Essa estação do ano, que costuma ser muito aguardada após os meses de frio, é marcada pela floração de diversas espécies de plantas.

O espetáculo da natureza, entretanto, pode causar incômodos e até problemas mais graves em pessoas suscetíveis, principalmente alergias e manchas na pele. A baixa umidade relativa também não ajuda.

A médica cardiologista dra. Kathia Helena Takiuti, do programa Esporte e Saúde do Esporte Clube Pinheiros, descreve os porquês dessa dinâmica:

“O grande problema na primavera são as alergias. Nessa estação, existe a floração, com aumento de pólens, e maior incidência de vento. E, além disso, na primavera, geralmente, assim como no inverno, o tempo é mais seco. Com isso, as partículas ficam mais leves e soltas, e, portanto, mais dispersas no ar.”

Essa dinâmica facilita a aspiração de substâncias. “E isso acaba ocasionando mais alergias, principalmente de vias respiratórias e no olho”, explica a médica.

Mas é possível tomar cuidados e precauções para reduzir esses problemas.

“Em caso de crises, tem que passar em um otorrinolaringologista e eventualmente tomar medicamentos. Mas, para prevenção, eu recomendo sempre uma boa lavagem nasal, que acaba ajudando também com a questão da poluição, que também causa problemas respiratórios.”

Outras dicas são manter o sono em quantidade e qualidade, e ter atenção redobrada com a hidratação. “Com a umidade relativa do ar mais baixa, água é um santo remédio. Todo dia, em boa quantidade.”

Segundo ela, a medida da necessidade individual de cada um é a coloração da urina. “Precisa estar sempre bem clarinha. Existem recomendações de dosagens, mas há variações pessoais. E, no período de secura, a gente perde água também por outras vias, como a pele.”

FOTO: FREEPIK

Jogos paralímpicos de Paris 2024