O PIP foi lançado em 2018 com o intuito de criar uma cultura de participação e inclusão de pessoas com deficiência na vida comunitária do Clube, por meio de atividades esportivas, recreativas, teatrais e lúdicas. A atividade é aberta para todos os associados.
Atividades Esportivas
Segundas e sextas, 14 às 15h30
Inscrição na Central de Atendimento
Valor: R$ 65
O objetivo é combinar treinamentos esportivos com aulas técnicas e lúdicas, fornecendo um ambiente dinâmico e divertido para jovens e adultos com e sem deficiência, aprimorando habilidades motoras, cognitivas e psicossociais.
Modalidades:
Aquática: Hidroginástica, iniciação ao meio líquido e Natação. Esportes terrestres: Atletismos, Natação e Esportes com bola (Futebol/ Futsal, Basquete e Vôlei)
Atividades teatrais e/ou lúdicas
O objetivo é desenvolver o equilíbrio emocional, o pensamento crítico e o corpo por meio de atividades artísticas para pessoas com e sem deficiência.
Quartas, 15h30 às 17h
Professor: Henrique Cesarino Pessoa
Inscrição na Central de Atendimento
Valor: R$ 65
Montagem circense
Prevê aulas de jogos teatrais, focando no trabalho corporal dos alunos, no improviso, equilíbrio, mágica, malabares e aulas de clown. Todas as aulas são finalizadas com uma conversa e um relaxamento.
FAÇA PARTE
Como parte do Programa de Inclusão Pinheiros, são desenvolvidas atividades como as aulas de teatro, para crianças e adolescentes portadores ou não de alguma deficiência. As aulas são ministradas por Henrique Cesarino Pessoa.
Foto 1. Henrique discute com os alunos as próximas atividades teatrais
Foto 2. Exercícios são fundamentais para o bom desempenho dos alunos
Por meio das aulas, são desenvolvidos espetáculos teatrais, como é o caso do Sarau Sensacional, que foi exibido aos pais, familiares e amigos dos alunos. “A apresentação ajudou a compreender que ser diferente e lidar com a diferença é normal”, diz Henrique. Segundo ele, o Sarau criou um espaço onde as pessoas puderam se expressar artisticamente, compartilhando o amor pela arte e o respeito pela diversidade.
O trabalho de inclusão também oferece a possibilidade de todos se expressarem e terem direito ao aprendizado artístico sem nenhuma espécie de premiação para benefício próprio. “A colaboração, em vez da competição, é coerente com o trabalho de inclusão”, define. Durante um período, Henrique contou com as parcerias da pedagoga Claudia Soares, que em alguns espetáculos trouxe ao Clube um tradutor de libras, e da psicóloga Luciana Amaral Resende.
Hoje tem o apoio de Adriana Capozzi Meirelles e Rô Cordeiro, alunas de teatro do grupo Sênior. Sempre dispostos a colaborar, os pais dos alunos também têm contribuído muito com o projeto.
FOTOS: JOÃO RAPOSO