Um ano após o lançamento do Pinheiros Inclui, programa que busca garantir que todos os funcionários tenham oportunidades iguais, o Esporte Clube Pinheiros propõe um olhar ainda mais amplo para as questões sociais com a criação do Comitê de Inclusão e Diversidade.
O grupo, formado por nove membros (três associados, três funcionários e três atletas), será oficializado em novembro e terá a missão de colocar em prática ações e debates sobre temas como raça, etnia, gênero, gerações e pessoas com deficiência.
A ideia de unir os três públicos que fazem parte do dia a dia do Clube surge da intenção de ampliar as pautas e ações e formar um grupo realmente representativo e independente, garantindo assim os direitos de cada pessoa independentemente da sua classe social ou etnia.
Com um orçamento específico, o Comitê contará com uma equipe funcional e uma assessoria técnica especializada. Juntos, os membros vão direcionar as estratégias e construir ações que contribuam para um ambiente cada vez mais plural e inclusivo, sem qualquer tipo de discriminação.
“Às vezes, reproduzimos comportamentos preconceituosos por falta de conhecimento. Por isso, enxergarmos a criação do Comitê de Inclusão e Diversidade pinheirense como uma oportunidade de discutir e educar. A informação é fundamental para promover uma boa convivência e criar uma rica troca de experiências”, revela a gerente geral Yara Mansur, uma das idealizadoras do programa.
Durante a primeira reunião, os membros do Comitê conversaram sobre a criação do grupo, sua relação com os assuntos debatidos e definiram os primeiros temas de trabalho. Uma das primeiras ações do Comitê de Inclusão e Diversidade será estruturar a campanha Tolerância Zero.
O projeto, que reflete o cuidado do ECP em prover um espaço inclusivo, faz parte de um programa que já conta com o Pinheiros Inclui e o Linha Ética.
Linha Ética
Com um ano de funcionamento, os registros do Linha Ética é primordial para a construção e implementação de novas políticas para pautar a conduta dos dirigentes, empregados, terceiros e parceiros de negócio, evidenciando o compromisso do ECP com a disseminação de boas práticas de gestão e a constante promoção de um ambiente corporativo transparente e ético.
Pinheiros Inclui
O programa de diversidade e inclusão tem como principal missão levar conhecimento, dados estatísticos e diálogo sobre esses dois temas para associados, atletas e funcionários. Assim, é possível tornar o Clube um espaço cada vez mais plural e democrático, respeitando pessoas com diferentes trajetórias – etnia, gênero e opinião, entre outros.