Soluções sustentáveis fazem parte do dia a dia pinheirense, e adotar medidas conscientes para o uso da água e para diminuir os impactos no meio ambiente está entre as prioridades do Clube. Com base em estratégias para o reúso desse recurso, os profissionais do ECP pesquisaram, planejaram e criaram a Estação de Tratamento de Água Cinza (ETAC) em 2019.
A instalação realiza a despoluição das águas coletadas dos chuveiros, torneiras dos vestiários e banheiros do Centro Esportivo e garante a qualidade adequada para reúso em diversas atividades. A ação traz benefícios econômicos, ambientais e sociais – não só para o ECP, mas também para cidade de São Paulo.
Para as ações recentemente implementadas (reúso no CAO – sanitários), já foram poupados e disponibilizados mais de oito mil litros de água para usos mais nobres. Atualmente esse reúso possibilita economia e sustentabilidade em oito atividades distintas do Clube, e já existem estudos para ampliar os diversos usos não potáveis.
Com o projeto da ETAC, mais de 1.200.000 litros estão sendo “poupados” mensalmente, com uma economia de mais de R$ 12.000,00 mensais.
Ações já executadas com a água de reúso
- Jardins (regadio)
- Lavagem de alamedas, Quadras de Areia, Campo de Futebol A, Campo Society, lavagem de caixas de gordura e caixas de esgoto.
Ações recentes implementadas
Abastecimento de 100% dos vasos sanitários e mictórios do CAO, totalizando quinze vasos e seis mictórios.
FOTOS: DIVULGAÇÃO