Tradição & esporteTradição & esporte

Tradição & esporte

Jenifer do Nascimento e Valdilene dos Santos subiram ao pódio da corrida mais importante do Brasil

27/01/2022 27/01/22

Depois de o Atletismo conquistar mais uma medalha olímpica para o Clube, com Alison dos Santos nos Jogos de Tóquio, a modalidade voltou a orgulhar os associados com Jenifer do Nascimento e Valdilene dos Santos, que fizeram história ao subir no pódio da 96ª edição da Corrida de São Silvestre, a prova mais tradicional do País.

O evento reuniu, em 31 de dezembro de 2021 – Dia de São Silvestre –, cerca de 20 mil pessoas, que participaram do desafio de correr os 15 km da Avenida Paulista, passando por vias da região central de São Paulo. Além das medalhistas, a também pinheirense Graziele Zarri se destacou na prova e ficou com o 7º lugar.


Trajetória vitoriosa

Jenifer do Nascimento Silva conquistou o 3º lugar na Corrida de São Silvestre de 2021, com o tempo de 53 minutos e 32 segundos, o que representou um grande passo em sua carreira e a tornou mais respeitada no cenário internacional.

“Batalhei em todo o trajeto e, graças a Deus, no final deu certo. É um percurso duro, uma prova difícil, que desgasta. Passa um filme de toda a trajetória na minha cabeça, foi emocionante viver esse momento, senti muita felicidade por ter conseguido superar tudo e estar lá no pódio.”

No Atletismo desde os 13 anos, a barueriense de 30 anos iniciou sua trajetória na modalidade na escola em que estudava, onde havia uma pista. Começou a treinar no Clube em março de 2015: “Quando cheguei ao ECP, fui entender o que era treinamento de verdade. Aqui encontrei esportistas que eram referência para mim e me inspiram. Evoluí muito como atleta”, relembra.

A conquista na São Silvestre foi resultado de muito empenho e dedicação. Com uma rotina de quatro horas diárias de treino, Jenifer chega a correr de 90 a 100 km por semana. A atleta ressalta a importância da infraestrutura pinheirense para a formação dos esportistas e a chegada dos bons resultados. “A estrutura vai além da Pista de Atletismo. Podemos utilizar outros setores do Clube, ser atendidas no Departamento Médico, além de ter outros benefícios”, conta.

Seu objetivo agora é participar do campeonato de Cross Country e se classificar para o Pan-Americano, depois para o Troféu Brasil, Ibero-Americano e Sul-Americano. Além disso, Jenifer está se preparando para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A pinheirense se inspira na corredora holandesa Sifan Hassan, ex-recordista mundial dos 10 mil metros.

Jenifer do Nascimento Silva

Nascimento 17/5/1991
Altura 1,63 m
Peso 50 kg
Cidade natal Osasco (SP)
Categoria 3.000mSC – 5.000m 10.000m

Principais títulos
3º lugar na Corrida de São Silvestre 2021
2º lugar no Troféu Brasil Caixa de Atletismo/10.000m 2017
3º lugar no Troféu Brasil Caixa de Atletismo/5.000m 2017
3º lugar no Cross Country/10km 2016
1º lugar no Troféu Brasil Caixa de Atletismo/5.000m 2016


Treino e sonho

Valdilene dos Santos também colocou o ECP em destaque na Corrida de São Silvestre de 2021, ao conquistar o 4º lugar na prova, com o tempo de 53 minutos e 33 segundos.

“Realizei um sonho de infância. Eu sempre acompanhava a São Silvestre pela televisão quando criança e me apaixonei pela corrida. Comecei a treinar com o sonho de um dia me tornar uma das atletas a conquistar uma boa colocação na prova. Estou muito feliz por ter trazido essa conquista para o povo brasileiro e espero ficar em 1º lugar nos próximos anos”, revela.

Valdilene conta que não fez nenhuma preparação especial para a corrida, apenas continuou sua rotina para realizar a maratona, e a competição a ajudou a pegar ritmo para alcançar esse objetivo. “A São Silvestre é a prova mais esperada do ano, pelo público e pelos corredores, e ter atletas com condições de conquistar um lugar no pódio mostra a força do Atletismo pinheirense”, comenta.

A esportista começou no Atletismo aos 12 anos, quando participou de uma corrida promovida pela equipe de Itapecerica da Serra e venceu, sendo convidada para fazer parte do time. Aos 14 anos, passou a treinar no Clube, praticando de segunda a domingo, com treinos de pista de duas a três vezes por semana, além de rodagens de ritmos. “Nesses 15 anos treinando no ECP, tive a oportunidade de conviver com grandes atletas de muitas modalidades. O Clube me proporcionou essa troca de experiências e, assim, pude traçar um caminho rumo ao pódio”, afirma.

Em 2022, seu objetivo é melhorar suas marcas nas provas e participar do Campeonato Mundial de Atletismo, em Eugene, e do Mundial de Meia Maratona, na China. Para isso, a atleta pretende fazer camping e participar de competições internacionais, além de aproveitar a infraestrutura do Clube: “Realizar treinos com qualidade é a melhor preparação para as grandes disputas”, conclui. 

Valdilene dos Santos

Nascimento 18/12/1991
Altura 1,58 m
Peso 44 kg
Cidade natal São Paulo (SP)
Categoria Maratona

Principais títulos
4º lugar na Corrida de São Silvestre 2021 
6º lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019
7ª melhor marca da história entre as maratonistas brasileiras
Vice-campeã Sul-Americana de Meia-Maratona
Bicampeã SP City 21km
Tricampeã Asics Golden 21km

Atletismo no ECP

O primeiro evento do esporte foi realizado no Clube no dia 8 de abril de 1900, na forma de um pentatlo, com chute de bola de Futebol à distância, arremesso de rocha, corrida de 80 metros, salto em distância e arremesso de bola de críquete. A estreia da modalidade nas Olimpíadas foi em Berlim (1936).

Hermann Friese, Elisabeth Clara Mueller, Ícaro de Castro Mello, Roberto Chap Chap, além do maior nome do Atletismo pinheirense, João Carlos de Oliveira, são alguns dos nomes pinheirenses da modalidade que entraram para a história nacional.

Hoje, o Clube é uma verdadeira galeria de campeões, fornecendo atletas para disputar os Jogos e outras competições nacionais e internacionais. João do Pulo foi bronze no salto triplo na Olimpíada de Montreal (1976), batendo o recorde mundial da categoria. Mais recentemente, nos Jogos de Tóquio 2020, o atleta pinheirense Alison dos Santos conquistou o bronze nos 400 m com barreiras, quebrando um “jejum” de 45 anos em que o Atletismo ficou sem conquistar uma medalha olímpica.

Evolução na pista

A Pista de Atletismo também evoluiu ao longo dos anos. Inaugurada em 1926, a primeira foi projetada pelos engenheiros Hans Muller e Fritz Faust, com a supervisão do então presidente, Guilherme Machado Kawall. O espaço logo começou a ser palco de diversos eventos, além das conquistas esportivas, como o Desfile de Aniversário, e se tornou o lugar onde se expressa o orgulho de ser pinheirense, hasteando a bandeira do Clube, de São Paulo e do Brasil.

Reformas foram realizadas para tornar a Pista ainda melhor para os associados e os atletas. Na década de 1970, foi construído um estacionamento no subsolo do espaço. Em 2015, foi realizada a substituição do piso por um com materiais que atendem às normas da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Hoje, esse cartão-postal já conta com mais de 90 anos e guarda, na memória, importantes momentos da história pinheirense.