Treine com segurançaTreine com segurança

Treine com segurança

Conheça a importância dos exercícios preventivos para diminuir o risco de lesão em atletas amadores

29/11/2021 29/11/21

Já é comprovado que praticar atividade física regularmente traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais, além de diminuir o risco de doenças crônicas.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a população faça 300 minutos semanais de exercícios, cerca de 42 minutos diários, para sair do sedentarismo e obter as vantagens para a saúde. O Clube é um ambiente seguro e estimulante para a prática de exercícios.

O associado encontra diversas opções de esportes para praticar dentro do ECP, por isso há muitas pessoas fazendo exercícios regulares de modo recreativo ou com uma rotina diária de treinamento semelhante à de um atleta de alto rendimento.

Quem realiza exercícios físicos regularmente, seja para cuidar da saúde ou para participar de campeonatos, precisa estar atento para evitar lesões. Qualquer queixa física referida pelo atleta resultante da participação em uma partida ou treinamento, independentemente da necessidade de consultas com profissionais de saúde ou afastamento das atividades esportivas, pode ser considerada uma lesão.

Mas saiba que existem diversas maneiras de diminuir o risco de lesões, mesmo praticando diariamente um esporte. O trabalho preventivo é uma delas, pois fatores biomecânicos e neuromusculares podem ser modificados, diminuindo o risco de dores, além de evitar ou recuperar lesões de forma mais rápida.

Exercícios de estabilização do core, mobilidade articular, melhora na flexibilidade corporal e fortalecimento muscular podem reduzir significativamente o aparecimento de lesões que causam limitações ou até mesmo afastam os praticantes de sua modalidade.

No Futebol, por exemplo, é utilizado um programa de treinamento, elaborado por fisioterapeutas e médicos atuantes na modalidade, que tem como objetivo a prevenção de lesões. Essa ferramenta é difundida e usada no mundo inteiro como um norteador do trabalho preventivo.

Cada esporte tem sua peculiaridade que deve ser levada em conta em um trabalho preventivo. Por esse motivo, é sempre recomendado que o praticante procure um fisioterapeuta ou profissional qualificado para a orientação e construção de um trabalho específico dentro da sua modalidade.

ILUSTRAÇÃO: POLAR.LTDA


O ECP oferece aos associados o serviço de Fisioterapia de segunda a sexta.