No acervo iconográfico de mais de 40 mil imagens do Centro Pró-Memória, reunidas desde 1899, encontra-se uma raridade: a coleção de fotos do rio Pinheiros na época em que era cenário para a diversão dos paulistanos. O tempo passou, as curvas foram retificadas e as águas, poluídas, mas o conjunto de imagens sobreviveu e continua sendo inspiração para pesquisadores, estudantes, jornalistas e curiosos.
Para homenagear a história do rio Pinheiros, o Centro Pró-Memória realizou, em 2010, a primeira expedição fotográfica pelas margens das águas. Cerca de vinte associados participaram do passeio e registraram a fauna e a flora, criando um acervo de imagens que foi exposto na mostra Curvas da Memória. No dia 28 de maio, os pinheirenses terão a oportunidade de realizar novamente esse percurso.
Em parceria com o Instituto Trilhas, o evento tem como foco a educação socioambiental e será voltado para a observação dos animais e da vegetação típicos da região. A atividade, conduzida por especialistas em meio ambiente, incluirá uma caminhada, com dinâmicas e interações, realizada em um percurso preestabelecido. As fotos feitas durante o passeio serão incorporadas ao acervo do Centro Pró-Memória e algumas serão expostas.
TRILHA URBANA PELO RIO PINHEIROS
28 de maio, sábado, 15 às 17h
Saída do Clube às 14h
Vagas: 30 | Valor: R$ 30
Venda a partir de 3 de maio na Central de Atendimento.
Mais informação: ecpcme@epc.org.br ou 3598-9716.
FOTO: CENTRO PRÓ-MEMÓRIA