O próximo esporte a ser homenageado com uma exposição especial no Clube será o Saltos Ornamentais. Atletas e técnicos de diversas gerações estão auxiliando o Centro Pró-Memória com depoimentos e documentos contando detalhes dessa modalidade que já tem mais de 90 anos no ECP.
“Acabamos de receber doações de documentos e um troféu de campeão paulista de 1961 de Oswaldo Fiore, que neste ano completa 90 anos como um dos ícones dos Saltos Ornamentais do Clube e do País. Entre as doações estão algumas fichas de inscrições de atletas em competições, relatórios anuais da modalidade, planejamentos, comunicações internas, que nos permitem também visualizar um pouco do trabalho administrativo que apoia a prática do esporte”, releva Yara Rovai, gerente do Centro Pró-Memória.
A modalidade teve início no Clube em 1930, quando era praticada em trampolins instalados no rio Pinheiros. A inauguração da piscina, em 1933, foi o grande impulso para o desenvolvimento competitivo. Sob a supervisão do técnico Erich Montag, formaram-se os primeiros campeões brasileiros e vieram as primeiras participações em olimpíadas, com Gunnar Kemnitz, em 1948, e Arie Richard Hanitzsch, em 1952.
A exposição relembrará nomes como Edith Del Junco, campeã brasileira de saltos de trampolim na década de 1930, e José de Barros, vice brasileiro no mesmo período. Seguiram-se outros grandes nomes, como Eleonora Schmitt, Oswaldo Lopes Fiore, Maria Carlota S. Rodrigues, Tizu Sato e Maria Silvia Pereira Martins, que, com Arie Richard Hanitzsch, completam o quadro de atletas beneméritos de Saltos Ornamentais do Clube. Não ficarão de fora também atletas que se destacaram em eventos internacionais, como Cassius Duran e Ubirajara Barbosa, além das várias gerações de técnicos que formaram esses campeões ao longo desses mais de 90 anos de história.
O ECP foi campeão do Troféu Brasil treze vezes e da Taça Brasil seis vezes, marcando os eventos nacionais mais importantes.
Atletas Beneméritos de Saltos Ornamentais
Eleonora Schmitt
Arie Richard Hanitzsch
Maria Carlota Rodrigues
Oswaldo Lopes Fiore
Tizu Sato
Maria Silvia Pereira Martins
Participações de Atletas dos Saltos Ornamentais nos Jogos Olímpicos
1948 – Londres
Gunnar Kemnitz
1952 – Helsinque
Arie Richard Hanitzsch
2004 – Atenas
Cassius Duran
Roberto Gonçalves – Técnico de Saltos Ornamentais
2008 – Pequim
Cassius Duran
2016 – Rio de Janeiro
Jackson André Rondinelli de Oliveira
Oswaldo Lopes Fiore, Ícone da Modalidade
Atleta benemérito de Saltos Ornamentais, diretor adjunto de Saltos Ornamentais, aqualouco. Nascimento: 25/01/1931 (90 anos)
Campeão sul-americano em 1952 no Peru.
Campeão sul-americano em 1954 em São Paulo.
Vice-campeão sul-americano em 1955, 1958 e 1960, no Chile, Uruguai e Colômbia.
Participação em várias competições internacionais, como o pan-americano no México, 1955.
Campeão brasileiro durante 8 anos em trampolim, com 12 títulos brasileiros em plataforma.
Inúmeros títulos estaduais em trampolim e plataforma.
Além de saltador, participou da Ginástica Olímpica no Pinheiros, quando venceu provas de salto sobre o cavalo, cavalo com alça, barra fixa e ginástica de solo.
Participou da equipe master de Natação.
Participou ativamente dos Aqualoucos, sendo um dos fundadores da equipe em São Paulo.
Fotos, publicações, documentos doados
FOTOS: CENTRO PRÓ-MEMÓRIA