Uma aliada (virtual) para a melhor idade

05/03/2025 05/03/25

Por Edinaldo Lino da Silva


A tecnologia, antes vista como um universo distante, vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas. E a terceira idade não fica de fora dessa transformação digital. Hoje em dia é possível utilizar, de maneira virtual, serviços como a telemedicina, aplicativos de banco e de transporte, entre muitas outras facilidades oferecidas virtualmente. O público 60+ utiliza a tecnologia para resolver a tarefas do dia a dia de forma simples e segura, sem precisar sair de casa.

Ao entrar no mundo virtual, o público da terceira idade tem muitas vantagens. Uma delas é a conexão social. As redes sociais e os aplicativos de videoconferência permitem que se conectem com familiares e amigos por meio de mensagens de texto, áudio ou vídeo, combatendo a solidão e promovendo a interação social. Outro benefício é o aprendizado contínuo dos idosos. A internet oferece um vasto universo de conhecimento, com cursos online, livros digitais e plataformas de aprendizado e jogos, estimulando a mente e mantendo o cérebro ativo.

E os equipamentos para ter acesso à tecnologia também se adaptaram ao público 60+. Há no mercado dispositivos com telas maiores, para facilitar a leitura, e relógios inteligentes, que monitoram a frequência cardíaca, o sono e outras atividades físicas, lembrando o usuário de beber água e de tomar a medicação, por exemplo. O ECP contribui para estimular o uso de tecnologia por pessoas da melhor idade: no Plantão Tira-Dúvidas de Smartphones, na Sala dos Veteranos, às terças e quintas, das 9h às 15h, e às segundas e quartas, das 9h às 12h, os associados aprendem a lidar com esses dispositivos.

Ao escolher um smartphone para um idoso, considere a facilidade de uso com a presença de recursos de acessibilidade, botões grandes, interface simples e tela maior para facilitar leitura. Se a pessoa gosta de fotos, escolha um com boa câmera e bateria mais potente. Se houver um aparelho que tenha botão SOS mais visível, é bom, pois permite pedir ajuda em poucos passos. Escolha aplicativos de telemedicina que sejam fáceis de acessar. Com tanto estímulo, o pessoal da melhor idade vai utilizar cada vez mais as tecnologias disponíveis por aí.


Edinaldo Lino da Silva é formado em Gestão de RH, fez carreira na aviação civil em atendimento a passageiros, com ênfase no ensino de sistemas e desenvolvimento de carreira. É também professor do mencionado Plantão Tira-Dúvidas de Smartphones do Clube. 

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Financeiro