O ECP é reconhecido por sua excelência na área esportiva, oferecendo aos associados aulas em 49 modalidades e atividades físicas. Os profissionais capacitados e a infraestrutura de qualidade contribuem para a formação esportiva dos pinheirenses, desde as primeiras atividades feitas no Centro de Aprendizado Desportivo (CAD) até que se tornem atletas competitivos e recreativos ou pratiquem atividades para melhorar a qualidade de vida.
Para tornar o caminho rumo a esses objetivos ainda mais completo, foi desenvolvida a Filosofia Integrada do Esporte, Educação Física e Promoção de Saúde, uma nova metodologia de ensino que dará suporte aos associados, favorecendo seu desempenho nas atividades.
Prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD), a novidade promove uma formação multiesportiva nas aulas das escolinhas pinheirenses. De acordo com o projeto, as áreas esportivas atuarão ao longo de todo o processo, desde a aprendizagem dos movimentos até a participação em competições recreativas e de alto rendimento.
Os professores passarão por capacitação profissional, e os trabalhos estarão voltados para a formação e a transição esportiva e serão divididos por idade: 3 a 6 anos (formação motora), 7 a 10 anos (aprendizagem de gestos esportivos) e 11 a 14 anos (definição e desenvolvimento esportivo).
O caminho da excelência
Para implementar a nova metodologia, foi criada, em setembro de 2020, a Comissão do Esporte, grupo responsável por apresentar ao Conselho Deliberativo a proposta para o desdobramento de uma série de programas e de um plano de ação executivo para as áreas que garantem o desempenho e a prática de educação física e do esporte competitivo, recreativo e de formação de base, bem como a realização de atividades esportivas de caráter social, educacional, de saúde e de lazer.
Foi contratada, também, uma empresa para formalização da filosofia, com a criação de manuais e outros documentos. Após visitas técnicas para compreensão da cultura esportiva pinheirense, observação das atividades e reuniões com profissionais das atividades, a empresa trabalhou os conteúdos e a organização pedagógica do processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Houve, também, a primeira ação de capacitação virtual de professores e treinadores de formação.
O programa em prática
A Filosofia Integrada do Esporte traz inúmeras vantagens aos associados, que terão contato com um conteúdo alinhado e uma linguagem comum entre diferentes modalidades.
O desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais dos participantes vai contribuir para o desenvolvimento integral, e será possível que responsáveis, gestores e profissionais acompanhem digitalmente o planejamento de aulas, a avaliação do desenvolvimento das crianças e o monitoramento de indicadores de frequência e evasão.
No primeiro semestre de 2021, a metodologia de formação e transição esportiva está sendo sistematizada, numa etapa que envolve os profissionais das seções esportivas com atividades de 3 a 14 anos. Já no segundo semestre, a previsão é implementar um plano-piloto com mudanças nas rotinas e introdução de conteúdos ao programa de ensino das escolinhas.
O objetivo é que, em 2022, a Filosofia Integrada do Esporte já esteja sendo amplamente aplicada no ensino das modalidades e atividades esportivas do Clube.
Saiba mais
A fase Formação Esportiva aborda as atividades para as crianças de 3 a 14 anos de idade, passando pelos ciclos de formação motora, de 3 a 6 anos; aprendizagem de gestos esportivos, de 7 a 10 anos; e definição e desenvolvimento esportivo, de 11 a 14 anos.
A fase Esporte envolve as modalidades conforme sua caracterização de prática no Clube, podendo ser federada, não federada, master e participativa.
Já em Promoção de Saúde, as atividades visam a manutenção e melhoria das condições físicas dos praticantes, contribuindo para um estado de bem-estar físico, mental e social.
A Transição Esportiva se refere aos cuidados que devem ocorrer na transição da Formação Esportiva para o Esporte.
FOTOS: DIVULGAÇÃO ECP