Vacina é maior aliada da saúde no inverno

30/06/2025 30/06/25

Por Dr. Jean Gorinchteyn


O inverno chegou e as temperaturas despencaram. Gripes e resfriados passam a ser mais comuns, assim como outras viroses respiratórias, mas é possível tomar cuidados para evitar o adoecimento. Sem dúvidas, a vacina é a maior aliada da saúde no inverno. As baixas temperaturas e a tendência a estarmos em locais mais fechados e aglomerados são propícias para proliferação de vírus, especialmente o da gripe, por isso a proteção que a vacina traz se faz mais do que necessária.

Dados da Fiocruz, divulgados em 15 de maio, mostram que casos de influenza A já se tornaram a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos por SRAG entre crianças. O cenário também aponta aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do País, com níveis moderados a altos de incidência em vários estados do Centro-Sul, além de alguns do Norte e Nordeste. A atualização é referente à Semana Epidemiológica 19, no período de 4 a 10 de maio.

Em Porto Alegre, ocorreram nove mortes em decorrência da gripe, que vitimaram apenas pessoas que não tinham se vacinado. Nesse contexto, a vacinação surge como medida eficaz e indispensável para controlar surtos e evitar agravamentos de quadros que podem promover casos graves e fatais. Um dos principais ensinamentos que a pandemia de Covid deixou para a sociedade é a importância da vacinação, que interrompeu a série de mortes que o País e o mundo vivenciaram entre 2020 e 2021, nos permitindo voltar ao nosso normal.

Claro que há outras medidas, como manter uma boa alimentação, a prática de atividades físicas regulares, manter-se hidratado, higienização constante das mãos com álcool gel e uso de máscaras em caso de pessoas sintomáticas, assim como no transporte público em horários de pico, onde a circulação de pessoas e vírus é mais frequente. Tais medidas são eficazes para garantir a saúde, não apenas no inverno, mas ao longo de todo o ano. A prevenção sempre será a melhor forma de cuidarmos da nossa saúde e da saúde das pessoas que amamos.


Dr. Jean Gorinchteyn é infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Hospital Israelita Albert Einstein, e professor de infectologia na Universidade de Mogi das Cruzes, onde se formou há 33 anos. Também é mestre em doenças infecciosas pela Coordenação dos Institutos de pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ex-secretário da saúde do Estado de São Paulo e atual secretário da saúde de São Bernardo do Campo.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Radar