O comprometimento de Ivette com o trabalho voluntário é admirável, ainda mais para uma pessoa prestes a completar 102 anos
A voluntária exibe os panos de prato produzidos com detalhes em crochê
Ivette Pompeu Del Picchia é voluntária do Departamento de Assistência Social (DAS) há 23 anos. Sua trajetória de dedicação ao trabalho social começou quando o departamento foi fundado. Dona de uma memória invejável, ela conta que tudo começou com um grupo de mulheres: “Eu e algumas amigas jogávamos Boliche e, após as atividades, ficávamos no bate-papo e nos distraíamos tricotando casaquinhos para doação”. Até hoje, todas as quartas-feiras, Ivette marca presença na Sala do Carteado para as reuniões dos trabalhos das Senhoras do DAS, onde, por muitos anos, ajudou na produção dos panos de prato com detalhes em crochê. Atualmente, seu trabalho como voluntária está mais voltado para a administração e organização das peças produzidas pelas outras 120 voluntárias, que são vendidas nos bazares.
Quem imagina que, aos 92 anos, Ivette passou por uma cirurgia do coração? Dois dias de hospital foram suficientes para sua recuperação. Passados dez anos, ela esbanja saúde. Prova disso é que já fez várias viagens, inclusive para o Japão, e um cruzeiro de 15 dias para o Amazonas antes da pandemia. “Não se deve pensar na idade, e sim pedir muita saúde e paz para o dia de amanhã”, diz.
Os trabalhos das Senhoras do DAS voltarão a partir do dia 21 deste mês, todas às quartas-feiras, na Sala do Carteado.