Mesmo sendo considerada uma prática milenar de alcance mundial, a Yoga ainda gera muitas curiosidades e dúvidas
Muitas pessoas ainda veem a Yoga apenas como uma atividade física. É importante ressaltar que os seus benefícios vão muito além do corpo. Trata-se de uma filosofia que abrange vários aspectos, entre eles a prática física, que são os asanas (“posturas, em sânscrito).
Porém, diferente de outras atividades, o corpo aqui é usado como uma ferramenta de trabalho interior, um caminho para alcançar algo maior — a expansão da consciência. O fortalecimento do corpo e o emagrecimento podem ser uma consequência de uma prática consistente, mas a Yoga vai além disso: pode indicar o caminho para a construção de um estilo de vida mais saudável e consciente.
BENEFÍCIOS
A prática regular da Yoga traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente, como a redução do nível de estresse, a regulação dos sistemas nervoso e respiratório e a melhora na qualidade do sono e do humor — aspectos muito afetados quando o indivíduo desenvolve transtornos de ansiedade. Diversos estudos elaborados por renomadas instituições, como a Universidade Harvard, comprovam que a prática de Yoga pode ajudar pessoas com transtornos de ansiedade a autorregularem os sintomas, ajudando a reduzir a resposta exagerada do cérebro ao estresse.
“Faço Yoga há 22 anos e preciso praticar diariamente para me reequilibrar. As aulas no Clube são diversificadas, além da excelência na condução das práticas, com respeito à individualidade e momento de cada um.”
Gabriel Ribeiro de Almeida, 49 anos
“Desde que comecei a praticar Yoga renovei minha conexão com o Clube. As aulas são ótimas e os professores são sérios, responsáveis e muito conscientes. Saio renovada, pronta para o dia e algumas vezes com questionamentos e entendimentos importantes.”
Renata Helena de Paula, 52 anos
“Da mesma maneira que seu corpo precisa de higiene física todos os dias, o seu cérebro precisa de higiene mental. E a Yoga pra mim é uma forma de começar o dia bem, com a cabeça leve e equilibrada.”
Marcia Aguirre, 45 anos
MUITOS NÃO SABEM
Não é uma religião
Ao contrário do que muitos imaginam, não há qualquer dogma religioso, e, apesar de ter nascido na Índia há milhares de anos, a Yoga não é sinônimo de hinduísmo.
É para todos
Não há pré-requisitos para a prática. Trata-se de uma atividade que pode ser adaptada para cada necessidade e é acessível para pessoas de todas as idades, gêneros, condições de saúde, tipo físico e objetivos.
Não tem gênero
O pensamento de que a Yoga é uma prática feminina é ocidentalizado e ultrapassado. A atividade é para todos, independente de gênero. Uma curiosidade é que a Yoga era praticada na Índia apenas por homens e, à medida que foi migrando para o ocidente, passou a ser cada vez mais praticada por mulheres.
Não precisa ser vegetariano para praticar
Yoga não requer que os praticantes adotem, obrigatoriamente, uma dieta vegetariana, tipo de alimentação escolhida por grande parte dos praticantes. Isso se dá tanto por questões filosóficas, como o valor da não violência, chamado em sânscrito de “ahimsa”, como por questões relacionadas ao ganho de bem-estar físico e mental. Independentemente da motivação que faz tantos adeptos da atividade se tornarem vegetarianos, essa decisão deve ser natural e não algo imposto.
FOTOS: GABRIELLA GARBIM